Dicas para construir uma marca forte
- Equipe Ávido
- 2 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de mai. de 2023

A criação de uma marca não é uma tarefa simples. Nós sabemos, pode acreditar.
Seu planejamento deve contar com várias estratégias que darão início a uma longa jornada.
Com base em uma entrevista feita em 2020, apenas dez de cem empresas brasileiras que apresentavam porte médio - aquelas que têm faturamento anual entre R$4,8 milhões e R$300 milhões - disseram ter estratégias para seu desenvolvimento em anos futuros. Isso demonstra a desvalorização, pela maioria, de técnicas que impulsionariam a posição de uma empresa no mercado.
Veja abaixo algumas dicas e entenda como construir essa jornada.
Definição dos princípios organizacionais
A partir das razões e dos propósitos, você irá conseguir ter mais clareza nos processos internos que estruturam sua empresa.
Análise SWOT
Sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Uso de ferramentas de marketing:
RD Station Marketing: Automação de Marketing;
Rock Content: Marketing de Conteúdo;
Gestão de projetos: Trello;
Google Analytics: Coleta e gerenciamento de dados;
WordPress: Gerenciamento de Conteúdo (CMS).
Tudo faz parte do branding, ou seja, da gestão da marca.
Mas existe outra etapa que pode te aproximar ainda mais de sua realização: definir o perfil do seu público.
A partir de uma identidade já estabelecida, a forma como você age deve adequar-se, agora, a sua apresentação, ou seja, sua persona. Ela faz parte não só do que está construindo, mas também de como irá conservar seu negócio.
A persona - como ter mais precisão nas estratégias
Essa palavra representa uma ferramenta que irá te conectar com quem irá consumir seu conteúdo e ser percebida(o). Por isso, você precisa analisar as características de pessoas em potencial: seu público-alvo.
Unindo motivações e objetivos do público à visão da marca, que estabelece como ela se projeta e pretende ser vista, muitos desafios surgirão, pois novas pessoas são sempre desafiadoras; elas têm gostos e preferências pessoais de acordo com o conhecimento que adquirem no dia a dia e ao que têm acesso.
Você pode focar seu planejamento na acessibilidade do público-alvo, de fato, mas deve considerar a personalidade envolvida nas relações. Humanizar as ações corporativas e integrar o perfil coletivo - a persona - ao seu institucional é fundamental.
E isso termina aqui?
De jeito nenhum, afinal uma marca ainda precisa decidir quais e como as temáticas serão desenvolvidas a partir da personificação desse público.
Personalização de temas e alimentação de redes
A chave para que uma temática seja definida e atinja os leitores e ouvintes é a comunicação objetiva e clara, é realmente entender como o conteúdo produzido pode ser informativo e que de fato faça sentido para quem o consome.
A comunicação e a forma como ela será utilizada é definida depois do planejamento da empresa, mesmo que superficial. Depois disso, a escolha de linguagem e símbolos irá auxiliar na imagem que a marca pretende ter.
Isso reforça a importância das pesquisas de dados e até de criar questionários online, por exemplo, para coletar dados - amostras de pesquisa que auxiliam na investigação em grande escala: observar, coletar e qualificar os comportamentos sociais faz com que a abordagem temática seja mais eficaz. Todos os resultados coletados serão úteis quando a marca for desenhar a identidade de seu público, ou seja, entender seus gostos e objetivos.
A identidade não é o único recurso necessário e está longe de ser, mas a diversidade dessas pessoas em potencial pode te inspirar a agir com mais inclusão, optando por temas conhecidos e discutíveis.
Você pode alimentar suas redes sociais com conteúdos úteis e informativos. As tecnologias permitem que você divulgue o que foi criado com mais agilidade e torne-se uma empresa que ajuda outras empresas!
Fale sobre as melhores ferramentas digitais para impulsionar um negócio e mencione a importância disso no cenário pandêmico;
não apenas use, também indique ferramentas de gerenciamento de redes sociais e faça uma abordagem sobre o crescimento dessas mídias devido a falta de contato físico entre as(os) internautas durante a quarentena;
se tiver experiência, pode criar guias de CEO e tocar no assunto da reestruturação de empresas que passaram ou estão passando por dificuldades financeiras no mercado;
dê dicas de designs mais criativos e inclusivos;
elabore metas que funcionaram para você e compartilhe sua experiência com pessoas que precisam desse tipo de ajuda.
As opções parecem não ter fim! E com sua criatividade, haverá ainda mais.
Os assuntos que forem escolhidos devem estar dentro de seu planejamento para que as estratégias criadas garantam uma postura bem vista pelas pessoas e leve em consideração a diversidade das relações humanas.
Unindo planejamento a sua perspectiva
A definição de uma temática é, portanto, um mecanismo para que a reputação de seu negócio seja mantida. É a partir da cultura organizacional, dos valores pré-estabelecidos, que você irá conseguir selecionar pensamentos, reflexões, ciência, argumentos e propostas conclusivas para criar coisas que as pessoas queiram compartilhar!
Organizar ações e colocar esforços na consolidação de uma nova realidade, com sua cara, é o que o planejamento de marca pode fazer por você.
Nós fazemos assim!
Reconhecemos a importância desses passos durante o planejamento da marca do cliente e da nossa. A preocupação, aqui, está em entregar resultados que atinjam diferentes públicos, oferecendo estratégias de comunicação digital e serviços personalizados.
E aí, curtiu esse conteúdo?
Se está pensando em abrir seu próprio negócio, fazer uma melhor gestão de suas redes sociais e atingir mais pessoas com seus produtos ou serviços, aplique esses passos e, se precisar da nossa ajuda, entre em contato. Será um prazer te atender!
Fique à vontade para explorar outros temas por aqui em nosso blog.
Voltaremos em breve ✨.
Fontes:
Comments