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Dicas para construir uma marca forte

  • Foto do escritor: Equipe Ávido
    Equipe Ávido
  • 2 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de mai. de 2023



A criação de uma marca não é uma tarefa simples. Nós sabemos, pode acreditar.

Seu planejamento deve contar com várias estratégias que darão início a uma longa jornada.


Com base em uma entrevista feita em 2020, apenas dez de cem empresas brasileiras que apresentavam porte médio - aquelas que têm faturamento anual entre R$4,8 milhões e R$300 milhões - disseram ter estratégias para seu desenvolvimento em anos futuros. Isso demonstra a desvalorização, pela maioria, de técnicas que impulsionariam a posição de uma empresa no mercado.


Veja abaixo algumas dicas e entenda como construir essa jornada.


Definição dos princípios organizacionais

A partir das razões e dos propósitos, você irá conseguir ter mais clareza nos processos internos que estruturam sua empresa.


Análise SWOT

Sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


Uso de ferramentas de marketing:

  • RD Station Marketing: Automação de Marketing;

  • Rock Content: Marketing de Conteúdo;

  • Gestão de projetos: Trello;

  • Google Analytics: Coleta e gerenciamento de dados;

  • WordPress: Gerenciamento de Conteúdo (CMS).


Tudo faz parte do branding, ou seja, da gestão da marca.


Mas existe outra etapa que pode te aproximar ainda mais de sua realização: definir o perfil do seu público.

A partir de uma identidade já estabelecida, a forma como você age deve adequar-se, agora, a sua apresentação, ou seja, sua persona. Ela faz parte não só do que está construindo, mas também de como irá conservar seu negócio.


A persona - como ter mais precisão nas estratégias

Essa palavra representa uma ferramenta que irá te conectar com quem irá consumir seu conteúdo e ser percebida(o). Por isso, você precisa analisar as características de pessoas em potencial: seu público-alvo.


Unindo motivações e objetivos do público à visão da marca, que estabelece como ela se projeta e pretende ser vista, muitos desafios surgirão, pois novas pessoas são sempre desafiadoras; elas têm gostos e preferências pessoais de acordo com o conhecimento que adquirem no dia a dia e ao que têm acesso.


Você pode focar seu planejamento na acessibilidade do público-alvo, de fato, mas deve considerar a personalidade envolvida nas relações. Humanizar as ações corporativas e integrar o perfil coletivo - a persona - ao seu institucional é fundamental.


E isso termina aqui?

De jeito nenhum, afinal uma marca ainda precisa decidir quais e como as temáticas serão desenvolvidas a partir da personificação desse público.


Personalização de temas e alimentação de redes

A chave para que uma temática seja definida e atinja os leitores e ouvintes é a comunicação objetiva e clara, é realmente entender como o conteúdo produzido pode ser informativo e que de fato faça sentido para quem o consome.


A comunicação e a forma como ela será utilizada é definida depois do planejamento da empresa, mesmo que superficial. Depois disso, a escolha de linguagem e símbolos irá auxiliar na imagem que a marca pretende ter.


Isso reforça a importância das pesquisas de dados e até de criar questionários online, por exemplo, para coletar dados - amostras de pesquisa que auxiliam na investigação em grande escala: observar, coletar e qualificar os comportamentos sociais faz com que a abordagem temática seja mais eficaz. Todos os resultados coletados serão úteis quando a marca for desenhar a identidade de seu público, ou seja, entender seus gostos e objetivos.


A identidade não é o único recurso necessário e está longe de ser, mas a diversidade dessas pessoas em potencial pode te inspirar a agir com mais inclusão, optando por temas conhecidos e discutíveis.


Você pode alimentar suas redes sociais com conteúdos úteis e informativos. As tecnologias permitem que você divulgue o que foi criado com mais agilidade e torne-se uma empresa que ajuda outras empresas!

  • Fale sobre as melhores ferramentas digitais para impulsionar um negócio e mencione a importância disso no cenário pandêmico;

  • não apenas use, também indique ferramentas de gerenciamento de redes sociais e faça uma abordagem sobre o crescimento dessas mídias devido a falta de contato físico entre as(os) internautas durante a quarentena;

  • se tiver experiência, pode criar guias de CEO e tocar no assunto da reestruturação de empresas que passaram ou estão passando por dificuldades financeiras no mercado;

  • dê dicas de designs mais criativos e inclusivos;

  • elabore metas que funcionaram para você e compartilhe sua experiência com pessoas que precisam desse tipo de ajuda.

As opções parecem não ter fim! E com sua criatividade, haverá ainda mais.

Os assuntos que forem escolhidos devem estar dentro de seu planejamento para que as estratégias criadas garantam uma postura bem vista pelas pessoas e leve em consideração a diversidade das relações humanas.


Unindo planejamento a sua perspectiva

A definição de uma temática é, portanto, um mecanismo para que a reputação de seu negócio seja mantida. É a partir da cultura organizacional, dos valores pré-estabelecidos, que você irá conseguir selecionar pensamentos, reflexões, ciência, argumentos e propostas conclusivas para criar coisas que as pessoas queiram compartilhar!


Organizar ações e colocar esforços na consolidação de uma nova realidade, com sua cara, é o que o planejamento de marca pode fazer por você.


Nós fazemos assim!

Reconhecemos a importância desses passos durante o planejamento da marca do cliente e da nossa. A preocupação, aqui, está em entregar resultados que atinjam diferentes públicos, oferecendo estratégias de comunicação digital e serviços personalizados.


E aí, curtiu esse conteúdo?


Se está pensando em abrir seu próprio negócio, fazer uma melhor gestão de suas redes sociais e atingir mais pessoas com seus produtos ou serviços, aplique esses passos e, se precisar da nossa ajuda, entre em contato. Será um prazer te atender!


Fique à vontade para explorar outros temas por aqui em nosso blog.

Voltaremos em breve ✨.



Fontes:






 
 
 

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© por Equipe Ávido

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